CONSTELAÇÃO SISTÊMICA

O que é? Como atua?
 
O trabalho de Constelações Sistêmicas é relativamente recente no Brasil.
Trata-se de uma nova abordagem de psicoterapia sistêmica - o método de Terapia Sistêmica Fenomenológica, que foi criado pelo psicoterapeuta alemão Bert Hellinger, há mais de 30 anos e, da Alemanha, se espalhou pela Europa, América do Norte, Central e do Sul.
Atualmente, é utilizado não somente em terapia, mas também em consultoria empresarial, financeira, pedagógica e jurídica, uma vez que o processo facilita, em muito, a resolução de conflitos e a liberação de bloqueios energéticos que influenciam todos os tipos de relações e atividades humanas.
Nosso corpo físico funciona num sistema - nossa sociedade, a natureza, as empresas, o planeta, as estrelas. Fazemos parte de uma constelação, por isso, Bert Hellinger, chamou essa interpretação das relações de Constelação.
Nascemos dentro de um sistema familiar, que existe há muitos anos e sobre o qual não temos conhecimento de seu histórico, por completo. Foram gerações após gerações, com muitas histórias, acontecimentos, e situações, tanto felizes quanto trágicas.
Bert Hellinger, em suas experiências, percebeu que em várias gerações, assim como somos semelhantes na aparência, com os nossos familiares, temos os mesmos dons, etc, também se repetem situações de perdas, sofrimentos, doenças e outros acontecimentos, dos quais as pessoas muitas vezes, nem se dão conta. É o DNA da alma.
Assim como herdamos o DNA físico, de nossos pais e ancestrais, também recebemos o DNA da alma. Sem saber, herdamos os padrões, as crenças e as injustiças, vindas de histórias acontecidas, dentro da nossa família.
Na família, e no grupo familiar, existe uma necessidade de pertencer que não tolera a exclusão de nenhum membro. Quando acontece de alguém ser excluído, seu destino é inconscientemente assumido e continuado, por membros da família que venham a existir depois deles.
Quando, porém, os excluídos passam, finalmente, a serem reconhecidos como pertencentes à família, o amor e o respeito compensam qualquer injustiça que tenha sido cometida contra eles, quebrando o elo e possibilitando que seus destinos não precisem mais ser repetidos. 
O completo entendimento do alcance e modo de atuação da Constelação só é realmente obtido quando se tem a oportunidade de participar de um workshop, ou atendimento individual, nesta abordagem.
A alma sabe o que quer e precisa fazer.
A alma não aceita injustiças!

Bert Hellinger (1925-2019), criador desta nova abordagem de psicoterapia sistêmica, em suas experiências, percebeu que em várias gerações, assim como somos semelhantes em aparência com os nossos familiares, seus dons, etc, também se repetem situações de perdas, sofrimentos, doenças e outras situações as quais as pessoas nem se dão conta do envolvimento, devido à consciência familiar atuando e não a consciência individual. É o DNA da alma.

© Constele sua Vida

​criação 2015

última revisão 2019

webdesigners: Açucena C Bonanato / Sergio Marotta

  • Constele sua Vida no Facebook
  • Constele sua Vida no YouTube
  • Açucene C Bonanato no LinkedIn
  • Açucena C Bonanato no Blog